3 de ago. de 2014

Marraquexe - Marrocos: Top 12 coisas pra fazer!


Hoje o post é sobre minha viagem ao Marrocos. Meu primeiro destino africano.
Foi com certeza o destino mais exótico e diferente do meu intercambio.

O trajeto foi Karlsruhe-Frankfurt Hahn de onibus "Hahn express" por 56 euros ida e volta e Hahn-Marrakesh de Ryan air por 160 euros ida e volta.
Toda a viagem foi organizada pela empresa "Meeting Point" de Portugal. Entrei em contato com o Humberto Longo por email e acertamos data e horário de chegada e reservamos a data da viagem. Eles organizaram transfer do aeroporto ao hotel, tanto na chegada quanto volta, todos os passeios, transportes e algumas refeições. Nosso guia foi o Bernardo Reis, muito atencioso e paciente, estava conosco em todos os passeios. 100% recomendo!

Chegando no aeroporto, encontramos um moço com a plaquinha "meeting point" que nos levou até o hotel Cecil, que fica bem no centro da cidade antiga, ou a chamada Medina, pertinho da praça Djemaa El Fna.


Aeroporto de Marrakesch




Hotel Cecil
  
Vou organizar o post com o TOP 12 que você deve fazer em Marraquexe:

1) Praça Djemaa El Fna
É a praça mais famosa da Medina em Marraquexe e sem dúvida um lugar de paragem obrigatória.
Aqui pode encontrar encantadores de serpentes ou macacos, contadores de histórias, mulheres Berbers fazendo tatuagens temporárias e tradicionais e muitas outras atrações.
Na praça pode encontrar inúmeras barracas vendendo suco de laranja natural e todo tipo de frutos / sementes secas. A partir das 17 horas pode também ver as tradicionais barracas de comida no centro da praça. Deve experimentar um pouco de tudo com as devidas precauções.




#importante: leve remédio para diarréia ou intoxicação alimentar, comigo não aconteceu, mas nunca se sabe né...

Medina

2) Mesquita da Koutoubia:
Koutoubia é um dos pontos mais importantes de Marraquexe com cerca de setenta metros de altura, no seu minarete (Torre), visíveis quilómetros de distância.
O nome deriva do árabe al-Koutoubiyyin, que significa bibliotecário, pois a mesquita costumava estar rodeada por vendedores de manuscritos.
Iniciada a sua construção, pelos dos Almóadas, 1147, esta é a mais antiga e mais completa de três grandes Torres Almóada, as outras duas são a Torre Hassan em Rabat e da Giralda, em Sevilha.
Infelizmente, a visita de não-muçulmanos é proibida.


Mesquita da Koutoubia


3) Souks


Os souks são mercados de rua que ficam aglomerados um ao lado do outro juntando vários setores de couro, prataria, comidas, roupas na Medina. Por isso é muito fácil se perder, você vai andando e vira pra direita, esquerda, direita e depois é confuso saber voltar. Eu e meus amigos entramos pelo entrada principal do Souk e nos perdemos por um dos vários becos... Vimos de tudo... Importante: faça essa viagem com amigos! Principalmente se você for mulher. E tente não usar roupas curtas pois lá todas as mulheres se cobrem dos pés a cabeça mesmo num calor de 40 graus. Os homens são proibidos de tocar nas turistas, mas é notável o olhar deles com segundas intenções. Quanto menos chamar a atenção, melhor.


Entrada do principal "Souk" ou mercado, onde você não sai sem comprar algo. Lembre de pechinchar!



Entrada de um dos Souks



Copos e bules para chá




Chá lá é o dia todo, mesmo com muito calor



Souks


Sapatos marroquinos


Frutas secas e bolachas marroquinas

Na praça Djamaa El Fna durante o dia estão os encantadores de cobras... Elas ficam no tapete sem proteção nenhuma. Além delas vi macacos, lagartos, urubus... Se você tirar foto e eles perceberem você terá que pagar alguma coisa... Essa abaixo eu tirei do alto de um restaurante... kkk
A noite nessa praça funciona o mercado de comidas, tudo montado todos os dias.
*Sobre as comidas farei um post separado


Encantadores de cobra
4) Vila cinematográfica Ait Ben Haddou 
Como todos os dias, nosso transporte para todos os lugares foi de van. O que foi bem prático pois não precisei me preocupar com nada só em comprar muita água pois o calor era absurdo. E as vezes cruzava no meio da pista um dromedário atravessando...
A primeira parada foi na vila cinematográfica chamada Ait Ben Haddou onde vários filmes famosos foram filmados como Gladiador e Games of Thrones.


No meio do caminho um dromedário...





Filmes filmados lá



Pinturas à mão com as paisagens












As construções no Marrocos são em sua maioria feitas de barro/esterco/palha. Eles fazem os tijolos e deixam secando:

Tijolos de barro/esterco/palha

5) Gorges Dades
O vale do Dades é um lugar incrível. Você se sente uma formiga caminhando entre os paredões de pedra. Com reflexo do sol nas montanhas, parece que elas mudam de cor. E entre elas corre o rio Gorges Tundra com agua cristalina. Se tivesse ido sem excursão teria ficado mais tempo e feito um pic-nic lá.
A viagem até lá é longa, mas vale a pena!
 



Gorges du Dades e rio Gorges Tundra





6) Palácio Medersa Ali Ben Youssef
Esse era o nome do colégio islâmico de teologia construído no século XIV. Havia dormitórios para 130 estudantes. Na construção, muito cedro e muito mármore. A arquitetura é linda! Infelizmente os móveis não foram mantidos. Mas os quartos eram tão pequenos que é difícil imaginar como cabiam mais de 2 camas em cada um deles... O colégio foi fechado em 1960 e em 1982 aberto ao público.



Palácio Medersa Ben Youssef com Rafa, Jass e Renato



Vista da janela











7) Museu de Marraquexe
Construído no século XIX por Mehdi Menebhi, foi restaurado e convertido em museu em 1997.
Várias peças originais foram mantidas como os mosaicos das paredes e chão, além das fontes. No museu estão em exposição moedas, louças, livros da cultura árabe e berbere. 

 





Museu de Marraquexe


 



 





Lá é possível levar recordação do seu nome em árabe por 20 dihan. (2euros)




8) Palácio Bahia
Construído no fim do século XIX, tinha como objetivo ser o maior e mais ostentoso palácio da época. O nome em árabe significa brilhante. Como em outros palácios, teve arquitetura baseada em estimo tipicamente islâmico e marroquino. Tem 8 mil metros quadrados de jardim com os quartos com varandas virada para ele.
A história do lugar é curiosa... Como nos países árabes ter 3 mulheres é permitido, nesse palácio não foi diferente. O sutão Si Moussa construiu ele para sua esposa preferida e suas "concubinas", cada uma com seu respectivo quarto.





Pátio de trás do palácio

  



Teto em madeira todo trabalhado 


 
Cada comodo tinha suas peculiaridades, seja pelo lustre, mosaicos no chão ou pinturas no teto



Mosaico do chão
 
9) Palácio El Badi
Construído no fim do século XVI pelo sultão Saadi Ahmed al-Mansur para celebrar a vitória sobre o exército português em 1578 na batalha conhecida como Batalha dos Três Reis. Para compor os 360 quartos, os materiais mais caros da época. Hoje infelizmente, só é possível ver as ruínas.



 
Palácio em 1640

Palácio em 2014







10) Visitar uma farmácia marroquina
Eu achei que seria uma furada, mas acho que nunca aprendi tanto em uma farmácia. Fomos com o guia até uma farmácia e o dono nos deu quase uma aula de seus produtos. Desde pedra para passar depois da depilação, temperos como curry, ervas, chás para constipação, creme para varizes, pedra pomes, maquiagem, até espantador de mosquito. Impossível não comprar alguma coisa. Valeu a visita.



Diversos temperos para cozinhar 


Bolinhas anti-mosquito 





Temperos para cozinhar



11) Comprar Marrocan oil e uma pashmina
Como o nome diz, óleo marroquino só tem no Marrocos e é vendido para tantas outras empresas que conhecemos. Uma gotinha do óleo concentrado no shampoo basta. Serve também como anti-rugas e para manter a elasticidade da pele. Custou 3 euros o vidrinho.
 
Óleo de argan
Pashminas: pechinche! Comprei por 60dihans (6 euros). Quanto mais comprar, maior o desconto.

12) Andar de dromedário no deserto do Saara e passar uma noite lá
 Nossa excursão foi para o Deserto de Merzouga, ou Erg Chebbi. Chebbi fica no deserto do Saara que é dividido pela parte com areia e parte com pedras. A parte de areia se chama Erg, que foi a que visitamos.
A experiência foi incrível e dolorida. Até chegar no acampamento, 40min em cima do dromedário. E ele anda jogando pra frente e pra trás, sem estabilidade nenhuma. A volta foi terrível porque estava com muita dor nas pernas e na virilha. Não aconselho para pessoas mais velhas e sem força nos braços! hehe
Os camelos dromedários (que tem apenas 1 corcunda, enquanto camelos tem 2), eram amarrados uns aos outros e "puxados" por um guia local, então você só tinha que se preocupar em segurar firme no "guidão" em cima do camelo e tentar tirar fotos sem deixar a câmera cair.




E a aventura começou...







O pôr do sol foi incrível! E no outro dia acordamos cedinho para ver o nascer dele. Foi maravilhoso! Valeu todo o cansaço, falta de banho e calor.













 Igual a filmes... Deserto com dunas e mais dunas. Não dava pra ver "terra a vista" pra nenhum lado...


 A noite os "guias" dos dromedários fizeram a janta (cuscuz), tocaram tambores e cantaram para nós







Gostaria de agradecer aos meus amigos e companheiros de viagens Rafa, Renato, e Jass pelas fotos e momentos inesquecíveis que passamos juntos, além do pessoal todo da excursão que fizeram essa viagem muito mais divertida!
Bernardo e Rafael, muito obrigada pelas fotos :)

Até a próxima!


3 comentários:

  1. Oie! Tudo bem? Será que teria como voce me falar mais sobre a empresa/tour/etc? To muito interessada em ir pra lá, mas não sei muito! =) Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Oi Larissa, a empresa se chama Meeting point, http://www.smpoint.net/1/quem_somos_670265.html

    eles tem face tb e postam as próximas viagens deles sempre lá. Quais suas dúvidas? Todo o roteiro é organizado pelo guia, se você for com essa empresa, ou com o Bernardo (que foi nosso guia) ou com o Humberto. Ambos são muito solícitos e atenciosos. Organizei tudo por email e as respostas eram bem rapidas. Recomendo 100%. Até porque ir sozinho pro Marrocos é meio arriscado na minha opinião, ainda mais se for em grupo pequeno ou so de mulheres... Eu sou meio medrosa em viajar pra onde não conheço a cultura, então nesse caso deu super certo. Todos os passeios e transporte estavam incluso no pacote da empresa.

    Qualquer duvida me escreva,
    boa sorte :)

    ResponderExcluir
  3. bem-vindo em nossas viagens para Marrocos para descobrir os melhores destaques do Sul de Marrocos: as belas montanhas do Atlas, oásis coberto com exuberantes palmeiras, Kasbahs séculos de idade, aldeias berberes adobe, uma paisagem selvagem de desfiladeiros profundos, e o deserto do Saara com suas dunas de areia Mas info : www.MaroccoEscursioni.com

    Email: MaroccoEscursioni@gmail.com

    ResponderExcluir