25 de mai. de 2015

A vida em Karlsruhe, na Alemanha

Esse post é dedicado à cidade que morei durante 1 ano do meu intercâmbio pelo ciências sem fronteiras, Karlsruhe, no estado de Baden-Württemberg, no sul da Alemanha, quase na divisa com a França.
Mapa da Alemanha com Karlsruhe destacada

Karlsruhe, muito antes, muito depois.


 A cidade possui 300 mil habitantes, muitos deles estudantes, pois lá se encontra a universidade técnica mais antiga da Alemanha, o KIT - Karlsruher Institut für Technologie, uma das melhoras universidades técnicas da Alemanha, onde tive a oportunidade de estudar durante um ano.
Em Karlsruhe tb tem outras universidades como a  Karlsruhe University of Applied Sciences (Hochschule Karlsruhe-HS), Karlshochschule International University que foca em Business, em tb há as opções de música e artes na Hochschule für Musik Karlsruhe e Academy of Fine Arts.

TURISMO:



Gottesauer Schloss

No verão você pode ir ao cinema a céu aberto aqui. O chamado "open-air Kino" que acontece anualmente no Gottesauer Schloss. A programação desse ano ainda não saiu. Mas fique ligado em junho deve sair :)


Gottesauer Schloss
Open Air Kino (cinema a ceu aberto no verao, mto concorrido): leve sua esteira, comida/bebida e cobertor :) No local tb há venda de bebidas, pipoca, cachorro quente...

Conhecer o zoologico

Outra atração interessante para um fim de semana com amigos ou crianças é o zoológico. Ele fica exatamente na frente da estação principal de trem de Karlsruhe (Hauptbahnhof) e custa 7,50 euros para adulto e 5,00 para estudante para ficar quanto tempo quiser.

Dentro há pedalinhos para alugar.


Zoológico
Pelicanos soltos no meio do zoologico













Fazer uma visita à cervejaria Hopfner
Como em praticamente toda cidade alemã, aqui também tem cervejaria! Se chama Hoepfner e fica na rua Haid-und-Neu-Straße 18. No site ou por telefone você pode agenda um horário para visitação com seu grupo de amigos e no final experimentar vários tipos de cerveja!



                                                                       Cervejaria Hoepfner
Início do tour pela fábrica
Fluxograma da produção de cerveja
Por dentro da fábrica
Análise sensorial no final :)

Passear pelo Markplatz


No momento a cidade está passando por obras, ou as famosas Baustellen em todo lugar, o Markplatz atualmente está assim:



Ou seja, até novoscartões postais foram feitos com as obras da cidade. Karlsruhe se tornou por alguns a capital das obras da Alemanha. Esse ano Karlsruhe completa 300 anos. A cidade toda vai receber shows e eventos o ano todo, mas principalmente agora no verão que é a época que as pessoas mais gostam! A programação você pode acompanhar aqui.


Conhecer o castelo da cidade de 1715
Essa é a vista de frente do castelo, que passou por reformas e recebeu nova pintura para a comemoração dos 300 anos da cidade.


Todas as sextas feiras você pode subir na torre principal do castelo de graça e ter uma vista linda de toda a cidade.

Se o clima estiver bom, aproveite para fazer um pic nic, ler um livro ou apenas curtir a vida no gramado atrás do castelo. Esse era um dos meus lugares preferidos para relaxar e viver a vida.



A parte de trás do castelo sempre recebe festivais e atrações. 
 

Para a comemoração dos 300 anos foi colocado um palco bem diferente neste mesmo lugar que vai receber shows e atrações todos os dias durante todo o dia a partir de 17 de junho até 27 de setembro :)



Ir nadar em um dos parques com piscina / Schwimmbad
Agora que o verão está esquentando, outra dica é ir nos parques com piscinas da cidade chamados de Freibäder. Nesse link há o site de todos os parques com horários de funcionamento etc...






Ir à uma peça no teatro da cidade 

Teatro *fonte google
Fique de olho no site do Badisches Theater para conhecer alguma peça enquanto vc estiver em Karlsruhe. Fui em um conserto da orquestra da universidade lá e foi maravilhoso.
Tem uma estação de tram bem do lado do teatro.


ONDE COMER

Aqui vai uma lista de lugares que conheci ao longo dos meses em Karlsruhe e indico:

O melhor bar jovem da cidade! Tem um cardapio de cervejas sem fim a preços de estudante e o melhor hamburger da cidade! Vale a pena conhecer pra quem quiser gastar pouco! 
Fica do outro lado da uni da cidade, o KIT.

Restaurante da cervejaria Hoepfner
Dentro da cervejaria tem um restaurante com comidas típica alemã e a cerveja produzida ali mesmo. Fui com minha mãezinha quando ela veio me visitar. A decoração do local é bem tradicional em madeira. Vale a pena a visita!

Conheci esse restaurante no meu aniversário ano passado. O legal é que eles usam chocolate em diversos pratos principais como componente para molhos de carne e pastas. Tem um menu surpresa com entrada, prato principal e sobremesa por menos de 50 euros. Super indicável àqueles que gostam de experimentar novos sabores.

Essa cervejaria tb oferece comida típica e cerveja própria. Para que prefere as cervejas amargas, essa cervejaria é o local perfeito! Ideal para quem quiser comer comida tipica alemã.

Mais uma cervejaria, desculpa! rsrsrs Nao tem como fazer intercambio na Alemanha e não conhecer todas as cervejarias possíveis!
Essa eu gostei em especial pela arquitetura ao redor do local em quem senta no pátio do restaurante. Vá quando fizer tempo bom. A cerveja é uma delícia!

Mais uma opção em conta durante a vida de estudante! 
As melhores Flammkuchen da cidade (aquela pizza de massa fininha). 


Para os vegetarianos ou adeptos à uma alimentação mais "verde" e menos "suína", vale a pena conhecer esse restaurante. Ingredientes sem conservantes, gluten, lactose e com sabor! Super indico tb!


Espero que tenham gostado e que quando vierem à Alemanha conheçam Karlsruhe!

Liebe Grüße,
Gabi

8 comentários:

  1. Grabriele,
    Muito legal seu post!
    Estou pensando em passar um tempo em Karlsruhe.
    Você pode me dar umas dicas?


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, quais são suas duvidas? As dicas de onde ir e onde comer estão nesse post, se ficou com alguma duvida mais especifica, me escreva :) Abraço

      Excluir
  2. Olá. Eu escrevi o post anterior. Te achei e add no facebook. Podemos falar por lá? Carolina.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom os comentários sobre Karlsruhe .Gostei.
    Moro aqui perto a 25 anos e tenho 3
    filhas que também estudam aqui ,é claro.

    ResponderExcluir
  4. Achobque faltou uma foto do Stadtstheater,afinal ele desempenha um papel importantíssimo na cultura em Karlsruhe e,ainda por cima,tem inúmeros brasileiros que fazem sucesso lá.

    ResponderExcluir
  5. draelyane@yahoo.com.br3 de agosto de 2016 às 11:03

    Ola
    Meu filho esta querendo fazer um intercambio, como faço para ter informação de alojamento ? Vc pode me ajudar seria por 06 meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Elyane, por qual organizacao ele pretende fazer intercambio? Normalmente eles ajudam, se for AFS, Rotary, CI, EF já vem tudo organizado.. No mais da pra procurar em moradias estudantis, que aceitam normalmente estudantes aqui. wg-gesucht.de é um site de busca.

      Excluir