29 de mar. de 2014

Luxemburgo em 1 dia - o que fazer?

Oi gente,
hoje o post é sobre Luxemburgo, onde passei apenas um sábado, e consegui ver o principal que a cidade oferece. Pegamos aqueles ônibus "hop-on hop-off" por 12 euros para estudante e 14 euros preço normal. O passeio no percurso inteiro dura 45-60 minutos. Ele para a cada 20 minutos na Place de Constituicion (veja mapa abaixo). Aconselho o passeio, pois passa tanto pela parte antiga como a parte nova da cidade com bancos e empresas. O contraste de arquitetura é bem interessante. A  cidade foi crescendo para fora dos limites da muralha medieval, mas ainda é dividida entre cidade alta (Ville Haute) e cidade baixa ( Ville Basse), conectadas por diversas pontes e viadutos, que são as principais características da cidade. 

Mapa do centro da cidade
Mapa de Luxemburgo


O percurso foi Karlsruhe a Luxemburgo de trem. A viagem dura em torno de 4 horas dependendo da quantidade de trocas de trem e se você pegar trem RE (regional) ou ICE (trem mais rápido e mais caro).

Saímos da estação de trem e pegamos um ônibus até o centro da cidade. Lá, com um mapa na mão, fomos olhar os pontos turísticos.
O que mais me chamou a atenção é a quantidade de pontes da cidade, contei mais de 10 só no centro. Na cidade alta (Ville Haute) está localizada a parte comercial (lojas de todas as marcas),  e turística. O centrinho praticamente não tem carros e é cheio de cafés e confeitarias a cada canto. 



Ponte vermelha - 355m de comprimento e 85m de altura

O legal é ir caminhando pela "beirada" da cidade observando a cidade baixa... Vale a pena ficar mais dias para conhecer mais da parte medieval de Luxemburgo. 
fonte: drieverywhere
A praça da constituição, onde param os "Hop on hop off" vale a pena para tirar fotos. Mas nada mais é que um mirante e com a estátua da "Golden Lady" em homenagem aos que morreram na 1a guerra. 

Place de la Constituicion - de onde parte o onibus hop-on hop-off a cada 20min.

Golden Lady
Vista do mirante da Praça da constituição




Catedral de Notre Dame, do séc. XVII

Mosaico no interior da catedral

Praça do teatro
Palais Grand-Ducal
O Palais Grand-Ducal antes servia de residencia à familia real, mas hoje serve para fins políticos. Vale a pena pela arquitetura
Almoçamos no restaurante La Boucherie. Que está bem no centro da cidade, na Places d´armes, 9. A comida era muito gostosa e preços razoáveis (como 16euros entrada, prato principal e sobremesa).



Interior do La Boucherie
A sobremesa foi numa das melhores confeitarias que já fui na vida, a "Oberweis". A vitrine de doces era absurdamente linda, dava vontade de tirar foto de tudo e experimentar tudo também... Essa confeitaria que fez o bolo de casamento dos rei e rainha de Luxemburgo, no subsolo da confeitaria tem a foto (não achei na internet)...


A melhor parada em Luxemburgo!


OMG! Qual escolher? 






Os escolhidos!
Vá que você não irá se arrepender!

Por fim, para matar tempo até chegar o horário do trem, fomos no Shopping Auchan Center Kirchberg, Rue Alphonse Weicker, 5. Tem um mercado enorme e várias lojas. Boa alternativa se estiver frio e escuro na cidade já... :) 


Shopping Auchan
Para a próxima visita ficou o Chateau de Vianden, que fica a 50km ao norte da cidade de Luxemburgo, na cidade de Vianden.


Chateau de Vianden

Se tiver dúvidas me escreva um comentário ;)
beijos e boa viagem!

3 comentários:

  1. Bom dia adorei o seu post eu também sou apaixonada por viagem ahahah. E gostaria de saber quanto vc gastou mais ou menos em um dia em Luxemburgo. Linda a cidade ☺️😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Betania, obrigada! Gastamos em torno de 40 euros por pessoa, com almoco, cafe da tarde e passeio de onibus.
      A cidade é linda mesmo! Vale a visita! Mas em um fim de semana da pra ver tudo mesmo ;)

      Excluir