16 de out. de 2015

A saga para receber o visto de trabalho na Alemanha

Oi gente,

hoje o post é sobre a novela que vivi para receber o visto de trabalho aqui na Alemanha.

Diferente do que imaginava, aqui as coisas também demoram... Ainda mais quando se depende de órgão publico no meio.
Tudo começou quando eu dei entrada em 27.07.15 na Ausländerbehörde (marque um horário pela internet para não esperar mil horas na fila) na papelada (contrato de trabalho com descrição da vaga, currículo, diploma do meu curso, foto 3,5x4,5 e passaporte) para receber meu visto de trabalho (até entao possuia o visto para procurar vaga de emprego, post sobre ele aqui). Na mesma hora informe que vc tem interesse no Blue Card (caso preencha os pre requisitos, post sobre Blue Card aqui) que o processo rola junto daí. Nesse dia fui informada que o processo poderia levar de 4 a 6 semanas. Teoricamente vc não pode trabalhar até esse visto chegar. Informe-se na sua empresa como funciona certinho, mas se voce começar a trabalhar antes de estar "legalizado" e se machucar no trabalho por exemplo, vc não estará assegurado e a empresa terá um pepino pra resolver. Sugiro tirar umas ferias ou conhecer algum país novo pq tirar 6 semanas de férias depois de começar a trabalhar será praticamente impossível.


Fonte http://www.deutsche-handwerks-zeitung.de/


Nesse meio tempo vc precisa escolher uma Krankenkasse pra fazer seu seguro saúde. Eu escolhi a TK por ser uma das maiores e mais conhecidas, e era a que usava no meu intercâmbio aqui ano passado. Nunca tive problemas, eu enviava as contas dos médicos diretamente pra empresa em Dortmund e eles transferiam o $ pra conta do médico. 
Entao eu ligava quase semanalmente pra Central da Arbeits Agentur da Alemanha, que fica em Bonn, no telefone 0228-713-2000 e optava pela opcao 1 (perguntas gerais), pq na opcao 2 (perguntas especificas, vc espera uma vida e não é atendido). Toda santa vez explicava minha situação, dava minha data de nascimento e "CEP" de onde morava e eles avisavam que ia demorar mais uma semana... 

Fonte Deutschland.de


E assim se passaram 7,5 semanas até que no dia 15.09 eu finalmente consigo falar com a mulher responsável pelo meu processo na Auslaenderbehoerde e ela diz que estou autorizada a trabalhar e que os proximos dias receberei uma carta que meu processo foi positivamente avaliado por Bonn. Ela me mandou copia desse documento por email, o qual encaminhei pro Recursos Humanos da minha empresa e no dia seguinte já estava no trabalho. :)

3 semanas depois recebo outra carta dizendo que meu "Aufenhaltstitel" já poderia ser retirado na Ausländerbehörde por mim ou por outra pessoa caso eu fizesse um documento a autorizando e desde que ela tivesse meu passaporte original em mãos.
O "Aufenhaltstitel" custa 110 euros e deve ser pago na hora da retirada em especie.
Recebi meu visto ate 2018. Depois desse tempo tentarei dar entrada ao Blue Card para receber o visto permanente de moradia na Alemanha.

Qualquer duvida deixe um comentário,
boa sorte!

4 comentários:

  1. Olá Gabriele. Fiquei curiosa para saber como foi o processo para conseguir um emprego? Se as empresas responderam com rapidez? Se voce se candidatava nas vagas dos sites ou enviou email com o currículo, histórico, etc? Sou formada em engenharia civil e também ex-csf Alemanha, estou fazendo o mestrado no Brasil agora, e próximo ano, após concluir, pretendo voltar para a Alemanha também, entao, qualquer dica que voce possa fornecer sobre como conseguir uma vaga em uma empresa ai será válida, assim como com relacao ao visto para procura de trabalho. Agradeco a atencao!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, desculpe a demora! A maioria das empresas manda um email automatico qd recebe seus docs com a candidatura, mas ate me chamarem pra entrevista demorou tp 2/3 semanas...

      Eu me candidatei de todos os jeitos, por iniciativa, online pelo site, por email mandando os docs... Qto mais tentar melhor! Aqui indicacao por contato conta mto tb! Se vc lembra de profs da uni daaqui que podem te indicar ou fazer carta de recomendacao isso te ajudara mto!

      Espero ter ajudado! Boa sorte!!

      Excluir
  2. Olá. Estou começando do zero a pesquisar isso, e tô autenticando diplomas e documentos para reconhecimento da minha formação acadêmica. Meu problema agora está em como escrever um currículo (formato geral), e depois claro especificar para a empresa como você explicou em outro post. Sou Analista de Sistemas com 7 anos de experiência. Tenho 29 anos, falo inglês suficiente pra me comunicar no dia a dia. Alguma dica? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi A. M. Soares,
      as principais dicas eu escrevo nos posts, vc tem uma pergunta mais especifica?
      Acho que a principal dica pra qm quer morar e trabalhar aqui é aprender alemao. Estrangeiros que dominam o idioma sao mt bem vistos aqui.

      Boa sorte!!
      Abraco

      Excluir