11 de jun. de 2015

Como validar o diploma de Engenharia brasileiro na Alemanha?

Oi gente,
hoje o post é sobre como é a validação do diploma de Engenharia brasileiro aqui na Alemanha.



Eu me formei em abril de 2015 em engenharia de alimentos em Floripa e estou me candidatando aqui para várias empresas. Muitas me perguntam: você tem bacharelado, mestrado ou diploma? 
Teoricamente temos Diploma, pois estudamos 5 anos na universidade. Porém, pela regulamentação alemã, você não pode se auto-denominar Diplom Ingenieur aqui sem ter a validação (Anerkennung) do órgão responsável para isso aqui.
Pesquisei em vários sites e no início achava que apenas a declaração do site do Anabin seria suficiente.

Porém, para conseguir uma Genehmigung ou autorização para ter o título de Engenheiro reconhecido aqui você precisa mandar alguns documentos e pagar uma taxa (no meu caso 250 euros).

Cada diploma tem um esquema de validação diferente.
Para engenheiros esse PDF  (em alemão) me ajudou bastante.

Fonte anerkennung-in-deutschland.de

A Raquel, do blog backpacking alone é farmacêutica e fez um post muito legal sobre o reconhecimento do diploma dela tb.

Os documentos que eu precisei foram:

-formlosen Antrag (pedido para o órgão, no meu caso Regierungspräsidium) para seu diploma ser reconhecido aqui. O meu documento ficou assim:

SEU NOME E ENDEREÇO

NOME DO RESPONSÁVEL
ENDEREÇO Regierungspräsidium
CIDADE, 10/06/2015

Formloser Antrag

Hiermit beantrage ich die Anerkennung meines beiliegenden Diploms. Weiter beantrage ich den Titel Ingenieurin tragen zu dürfen.
Ich bestätige, dass ich diesen Antrag noch in keinem anderen Bundesland gestellt habe.

Mit freundlichen Grüßen,
________________________
SEU NOME

Passnummer: XXXXXXXX

 --------------------------------------------------------------------------------------------------------------

-Diploma de conclusão de curso (com tradução juramentada e cópia autenticada do documento original) 
-Histórico escolar com as notas  (com tradução juramentada e cópia autenticada do documento original) 
- cópia do passaporte e do visto (com cópia autenticada do documento original)
-currículo com assinatura 

A tradução juramentada fiz no Brasil e as cópias fiz no Bürgerbüro na cidade. Cada xerox custou 1,20 euros (tire xerox de tudo antes pq o preço normal de xerox num Copy Shop é 0,10 euro!) e cada autenticação em torno de 3 euros.

Depois de mandar tudo isso pelo correio você recebe dentro de alguns meses (me informaram 3 ou 4) uma resposta se seu pedido foi aceito ou não. Caso positivo, você paga uma taxa na conta que eles informam e recebe o Anerkennung do seu diploma. Essa taxa varia de Bundesland pra Bundesland. No oeste vi que é bem mais barato que aqui no sul. Mas o ideal é mandar para onde você mora o pedido pq aqui os estados são um tanto quanto independentes entre si então pode ser que esse Anerkennung demore mais tempo ou não requisite os mesmos documentos se você mandar para outro lugar. Resumindo: informe-se aqui  com sua profissão qual o lugar mais perto da sua cidade para onde você deve mandar a papelada.

1 mês depois de ter enviado os documentos recebi uma carta do "Regierungspräsidium" dizendo que eu poderia efetuar o pagamento dos 250 euros e que eu poderia usar o título de "Engenheira" na Alemanha. YEY :)

Espero ter ajudado.
Viel Glück!

37 comentários:

  1. Opa. Finalmente uma engenheira de alimentos que passou por esse processo. Tenho um norte certo agora. Vou ler com calma e ver como faço para mim. Qualquer dúvida te procuro. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi, Gabriele
    Adorei seu post. Só me formo ano que vem mas já estou procurando essas informações.
    Mas uma dúvida: você deu entrada no processo já na Alemanha, né? Você já trabalhava aí sem ser como engenheira?
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marina, que bom, espero ter ajudado! Sim, eu vim com o visto para procurar emprego e logo ao chegar dei entrada ao processo de reconhecimento. Eu havia estudado aqui como intercambista pelo ciências sem fronteiras e fiz meu TCC, mas trabalho remunerado nao...

      Excluir
  3. Olá Gabriele, acabei de me formar em eng mecanica pela UFMG e estou planejando ir pra Munique. Meu curso não está no site da Anabin porém, a UFMG sim é reconhecida.
    Pensava que o curso na lista da Anabin já equivalia ao reconhecimento do diploma como você. Voce conseguiu o Arbeitsplatzsuche Visum antes de ir para alemanha? Estou meio perdido pq se tiver que fazer esse reconhecimento daqui do Brasil eles pedem de 3 a 4 meses.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Emanuel, eu tirei o visto no Brasil, fui no consulado de porto alegre com a documentação descrita no post sobre o visto de trabalho.
      E o reconhecimento pode fazer todo daqui. Pra mim praticamente não foi mto relevante pois a empresa que me contratou considerou apenas o reconhecimento da Anabin. Mas isso varia de empresa pra empresa o que eles pedem... Pra mim o mais importante foi eles perceberem se meus conhecimentos batiam com a vaga oferecida, independente de ter um diploma brasileiro ou nao.

      Se ficar com algum duvida me escreva, boa sorte!

      Excluir
  4. Oi Gabriele, tudo bem?
    Gostaria de saber se fez algum processo no Brasil, pelo que vi, é necessário validar os documentos aqui antes de levar para a Alemanha para dar entrada no reconhecimento.
    Outra dúvida é em relação aos documentos, você precisou somente do Diploma e histórico? Não precisa da descrição do que teve no curso (Plano de Ensino)?
    Sou fisioterapeuta no Brasil, e descobri que meu diploma é técnico na Alemanha. Vou ano que vem para Alemanha e estou em uma busca louca sobre informações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      validar no Brasil como?
      Eu apenas trouxe os documentos traduzidos em alemao por um tradutor oficial e mandei para o Regierumpräsidium como descrevi no post.
      O Plano de ensino nao foi necessário.

      Boa sorte!

      Excluir
  5. Oi Gabriele! Tudo bem? Vc conseguiu o titulo como Bacharel ou Diplom aí? Pq até agora só ouvi pessoas que conseguiram o título de Bacharel quando foram fazer o reconhecimento, mesmo tendo estudado 5 anos em engenharia aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana Paula, nem um nem outro. Eu tenho o titulo de engenheira reconhecido. Eu conheco rarissimos casos de pessoas q estudaram 5 anos no Brasil e foram direto pro Doutorado aqui. Vc tem que comprovar artigos publicados, congressos, e por ai vai. Se seu interesse é conseguir emprego, diga que tem Diplom pois estudou 5 anos já.

      Excluir
  6. Tambem gostaria de saber se voce conseguiu a equivalencia para Diplom, pois tecnicamente o diploma de Engenheiro no Brasil (5 anos) corresponde ao Dipl.-Ing. da Alemanha, ou no sistema atual ao Bsc + Msc.
    Na maioria dos casos até as materias/carga horaria sao equivalentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, pois é, no meu caso a maioria das materias era mesmo equivalente.
      Eu nao tenho escrito no reconhecimento "Diplom" e sim "ingenieurin".

      Excluir
    2. Obrigado pela resposta,

      No caso entao o reconhecimento como Ingenieur seria equivalente ao Diplom. ou Bsc. + Msc ?

      Excluir
    3. Infelizmente nao tem essa descricao no reconhecimento. :( Mas eu sempre digo que tenho Diplom, pq nao podemos parar de estudar depois de 3 anos e ter um bachelor como é agora na Alemanha. Se pararmos a faculdade depois de 3 anos nao temos diploma nenhum., que é o mesmo esquema de quem fez Diplom aqui.

      Excluir
  7. Oi Gabriele tudo bom ?

    Sou engenheiro de producao formado no brasil mas moro na australia , tenho cidadania europeia e gostaria muito de trabalhar na alemanha , tenho ouvido falar que a area de engenharia esta em alta ai e gostaria de passar um tempo trabalhando ai , voce acredita que seja possivel conseguir emprego ai ? ( nao falo alemao apenas ingles e portugues ), voce tem algum email para que eu possa te mandar algumas duvidas? desde ja agradeco a atencao e te parabenizo pelo blog :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Sim, aqui tem mta vaga pra engenheiro, ainda mais se tiver experiencia. Na empresa onde trabalho tem mta gente q nao fala alemao, se for multinacional nao é problema.
      Vc pode me excrever em gabriele746@hotmail.com
      Obrigada!

      Excluir
  8. Concluí o Ensino médio pelo Enem. Possuo apenas o histórico com notas até o segundo ano, o documento emitido pelo Enem pode ser utilizado e válido para tornar o diploma aceitável na Alemanha? Agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiago, dificil pergunta... Talvez seja mais complicado por vc ter tido um ano a menos. A Alemanha tinha 13 anos de escola e a gente 11, agora sao 12 pra cada. Mas nao sei em qual epoca seu curriculo se encaixa. Tente escrever para o pessoal da Anabin, acho que eles podem te dar uma resposta mais precisa.

      Abraco!

      Excluir
  9. Gabriele, minha Universidade não esta cadastrada no ANABIN. Como faço para cadastra-la? Para validar o diploma é necessário a Universidade estar cadastrada no ANABIN?
    Eu sou engenheiro mecatrônico. Eu tenho o certificado de conclusão, o diploma ainda não tenho. Eu só posso validar com o diploma na mão? ou o certificado serve?

    Se puder me responder agradeço.
    Suas dicas são muito boas!

    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego, no seu caso eu tentaria cadastrar minha uni. Isso vai facilitar sua vida aqui. Tente entrar em contato com o pessoal da Anabin pra cadatra´-la que eles podem te informar quais os documentos necessários... Vc precisa do diploma, certificado nao serve.

      Abraco!

      Excluir
  10. Olá Gabriele.

    Li em outros posts que um tempo atrás vc estava em busca de um emprego. Vc conseguiu? Me graduei mês passado em engenharia de produção, estou pensando seriamente em me mudar para Alemanha e procurar um emprego por lá. No entanto, sempre bate aquela preocupação se demora muito para conseguir ou não.
    Tenho alemão avançado e familia alemã que me ajudará por lá. A partir da sua experiência e de conhecidos seus que estudaram engenharia, demorou muito para conseguir um emprego na Alemanha?
    Lógico que varia muito de região para região, mas onde estarei não é capital, então acredito que as chances são um pouco maiores.

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathália,
      Eu consegui emprego apos 3 meses de busca. Ja estou trabalhando faz 8 meses :) O tempo voa! hehe
      Por vc falar alemao bem e ter contatos aqui isso ajuda mto! Mais do que tentar e nao dar certo nao vai acontecer, vc ainda sim tera o Brasil "te esperando" pra comecar do 0 novamente! nao tem pq nao arriscar!
      A demora varia mto de pessoa pra pessoa e de empresa pra empresa, eu tive sorte que tinha uma vaga aberta bem pro meu perfil na empresa que me candidatei, mas se eu tivesse tentado 3 meses antes nao teria conseguido eu acho...
      Tem que tentar pra todo lado que uma hora da certo! Tem que ser flexibel tb.

      Espero que de td certo!
      Beijo

      Excluir
  11. Olá Gabrielle,tudo bem? Fiquei confusa com uma coisa, você precisou legalizar também o seu diploma e o histórico no consulado alemão no Brasil ou não teve esta necessidade para validar o diploma? Estou acompanhando o seu blog, meu namorado é de Karlsruhe e pretendo em breve ir para aí, sou engenheira ambiental, mas não domino o idioma,portanto pretendo primeiro fazer um curso intensivo de alemão,mas confesso que estou perdida com tantas documentações.
    Muito obrigada pela ajuda!
    Forte abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Michele, o que vc quer dizer por "legalizar" meu diploma? Eu fiz as traduções juramentadas apenas.
      Pq vc nao vem com o visto pra procurar vaga de emprego aqui ou de estudante caso venha fazer um curso de alemao?
      Em Karlsruhe tem varias opcoes de cursos de alemao pra extrangeiros. Se vc tiver comprovante consegue o visto de estudante dai...

      Boa sorte!

      Excluir
  12. Gabriele o Link do PDF para validação de diploma de Engenheiros não esta funcionando. Você pode corrigir por favor?

    ResponderExcluir
  13. Olá Gabriele

    Seu post me ajudou muito e vim aqui agradecer. Fiz o reconhecimento em Bayern e também recebi a resposta depois de mais ou menos 1 mês.
    Uma boa surpresa foi que aqui a taxa é de apenas 60(!) euros.

    Abraço,
    Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ricardo, fico feliz!! Nossa, devia ter me mudado pra Bavaria! rsrsrs
      Sucesso pra vc :)

      Excluir
  14. Oi Gabrielle! Fico feliz por sua jornada!
    No fim do ano estarei com o diploma de engenharia de produção.
    Uma pergunta: ao enviar o histórico escolar, a entidade que vai avaliar meu diploma vai se "importar" com as notas baixas?

    No aguardo da resposta... e sucesso p/ ti!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, as notas so apareceram na tradução pro alemao, no papel de validação do diploma as notas nao aparecem.

      Abraço e sucesso!

      Excluir
  15. Olá Gabriele,

    Sou engenheiro como você, mas de computação, estou em processo de cidadania italiana mas gostaria de adiantar a validação do diploma. Minha dúvida é: Preciso ter o visto de trabalho para solicitar a validação de meu diploma?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi William, eu tinha o visto pra procurar vaga de emprego quando entrei com o processo. Creio que nao seja necessario, mas confirme com o consulado alemao da sua regiao :)

      Excluir
  16. Ola Gabriele...Guten Tag :)
    Te mandei e-mails a um tempinho atrás e você foi bem legal comigo na resposta e nas informações. :)
    Estou indo para Hamburgo em Novembro (se tudo der certo) e já estou com toda a documentação para o visto de procura de emprego.
    Minha dúvida é: eu sou Eng.Civil e depois de todo esse procedimento que você postou (de ser reconhecido o diploma e tal), eu imediatamente já tenho a autorização de atuar como Engenheiro ? Ou ainda preciso de mais alguma autorização para exercer a profissão/concorrer a vagas de emprego ?
    Faria todo esse processo em Hamburgo. Quanto tempo você acha que leva para ter esse reconhecimento ?

    Obrigado mais uma vez pelas informações.

    Abraços

    Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo,
      vc tem o reconhecimento como engenheiro apos pagar a taxa e receber o papel da Regierungspräsidium.
      Como comentei no post me informaram que leva de 3 a 4 meses. Pra mim demorou 1 mes.

      viel Glück!

      Excluir
    2. Ok...obrigado por tirar minha dúvida :)
      1 mês só ? Tomara que quando eu for fazer esse reconhecimento tbm seja assim rápido *_*
      hehe

      Danke

      Rodrigo

      Excluir
  17. Oi Gabriele.
    Muito bom seu post vai me ajudar bastante. Sou Engenheiro Civil e estou indo próximo mês morar na Alemanha. Já que vc exerce a função de engenheira na Alemanha, como ficou o seu registro no CREA aqui no Brasil? Vc cancelou o mesmo ou o deixou ativo?

    Desde já, muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Darlan,
      meu blog mudou de endereco!
      http://www.viagemjovem.com/2015/06/como-validar-o-diploma-de-engenharia-brasileiro-na-alemanha/

      Eu nao me registrei no CREA, pois depois de me formar vim direto pra ca.

      Abraco!

      Excluir
  18. Oi Gabriele, tirou minha dúvida só que tenho outra ,gostaria de saber se com o diploma de engrenhaira de produção eu conseguiria atuar no setor automobilístico em alguma fábrica na Alemanha?

    ResponderExcluir