29 de out. de 2015

Carteira de motorista alemã em 10 passos!

Oi gente,
hoje o post é sobre o processo pra tirar carteira de motorista na Alemanha tendo a carteira brasileira. 

Modelo da carteira de motorista alemã



Eu vim pra cá com a brasileira. E com ela, segundo o site do consulado alemão, temos direito a dirigir por 6 meses a partir da nossa chegada. É mto contraditório eles nos permitirem dirigir e dps do nada termos que tirar a carteira aqui, mas antigamente era dado 3 anos de permissão pra estrangeiros, devido à prováveis mtos acidentes, reduziram esse período pra 6 meses. Mas uma hora temos que encarar o fato de "voltar aos 18 anos" como eu me sentia nas aulas para poder dirigir em território europeu.

Então vamos lá para os passos que passei para conseguir minha carteira alemã.

1º passo:
Traduzir a carteira em português para alemão. Eu fiz isso na ADAC (seguradora) e paguei 45 euros na hora (em maio de 2015) e demorou 2 dias pra ficar pronto.

2º passo:
Teste de visão (Sehtest): diferente do Brasil, aqui o teste pode ser feito em qualquer ótica sem marcar horário. O valor fica entre 6 a 8 euros dependendo da cidade. Eu paguei 6,43 euros. E o "teste" durou tipo 3 minutos, eu tive que olhar numa maquina os simbolos abaixo e dizer se estava aberto pro lado direito, esquerdo, pra cima, pra baixo ou nas diagonais. Foi bem tranquilo, e depois recebi o comprovante pra mostrar na auto-escola.
Teste de vista
3º passo: 
Curso de Primeiros socorros (Erste Hilfe Kurs): nesse site voce encontra as datas dos cursos na cidade em que procura. A inscrição pelo site dá 5 euros de desconto. E se vc pega o flyer em uma auto escola, ele te da mais 5 euros. Ou seja, vc paga 19,99 euros. Esse valor pode variar de cidade pra cidade.
O curso demora 6 horas e depois do término vc ganha um comprovante.

4º passo:
Decidir uma auto escola (nao precisa ser necessariamente nessa ordem). 
NAO decida a auto escola apenas por ser a mais barata! Eu fiz isso e me arrependi amargamente!
Peguei uma auto escola que tinha 1 professor só, que era o dono, e que era um ca-va-lo em pessoa, machista, grosso, impaciente, enfim, tudo o que vc imaginar. Eu chegava em casa das aulas desanimada me achando a pior motorista do mundo (sendo que dirigo ha 7 anos e nunca cometi um acidente). Dai tomei a decisao de mudar de auto escola, fiz uma  "probe fahrt" na outra, e peguei uma profe de 27 anos super querida, atenciosa, que conseguiu com calma me explicar o que fazer, nao como aquele grosso da outra. Enfim, tente fazer essa "probe fahrt" antes pra ver se "da liga" entre vc e o professor.

5º passo:
Ir na Führerscheinstelle da sua cidade com a documentação:

  • Anmeldung da primeira cidade que se registrou na Alemanha. (Independente se vc tiver morando em outra cidade na hora no Anmeldung).
  • Carteira brasileira original.
  • A tradução da carteira
  • Comprovante de exame de vista
  • Comprovante do curso de primeiros socorros.
  • 42,60 euros em dinheiro ou cartao (taxa pode variar de estado pra estado).
  • autorização que vc pode fazer a prova teorica leva de 4 a 6 semanas.


6º passo:



Esperar a auto escola entrar em contato e fazer "Anmeldung" nela. Eu escolhi uma perto de casa pra poder ir de bicicleta. Qd troquei peguei outra auto escola do outro lado da rua por sorte que ainda tiva vaga.
Eu pedi orçamento pra varias escolas, fiz uma tabela com os valores de algumas pra vcs terem uma ideia de como os preços variam!



7º passo:
Aulas praticas (já que as teóricas não precisamos por lei por termos a carteira brasileira já).
Tente negociar com a auto escola o numero de aulas que vc precisa. Algumas vendem pacotes fechados de 10/15 aulas, o que é desnecessário pra alguém que dirige há anos...
Mesmo sabendo dirigir eu decidi fazer algumas aulas práticas e não me arrependi. (Tirando a parte que eu nao gostei do meu professor). Eu fiz 10 aulas no total. Se tivesse começado na auto escola "certa" teria precisado menos eu acho. Meu primeiro profe so dava aulas de 1:30h pra receber mais. E na outra fazias as vezes 45min de aula o que achava mais eficaz.

Tem algumas coisas que não são exigidas na prova do Brasil, e se eram, eu não lembrava mais, como olhar por cima do ombro (Schulterblick) na hora de abrir a porta quando sair do carro pra ver se não vem uma bicicleta ou carro, (não vale olhar pelo retrovisor, isso causa reprovação), e a regra que mais sofri pra aprender, a tao famosa Rechts vor links, onde em varias ruas, os carros que vierem da direita tem preferencia, a não ser que tenha uma placa simbolizando que vc tem preferencia naquela rua. Confunde muito, pq as vezes vc esta numa rua rapida, larga, chamada de Rua Principal, e vc tem que dar a preferencia... Vai entender...
Outra diferença é Dirigir na Autobahn a 200km/h. E tb tive que aprender a tal freada de emergência, que não lembro de ter precisado "aprender" isso no Brasil. O professor manda vc acelerar numa rua a 30km/h e grita "Stooop" dai vc tem q apertar na embreagem e no freio com toda força possível pra poder usar o freio ABS e dar aquela derrapada. A moral da história é vc saber que qd estiver a 30km/h ainda é possível frear com segurança e a partir dai se as pessoas do carro estiverem sem cinto pode haver risco de morte.

Para a inscrição na auto escola eu só paguei a taxa de inscrição e mostrei meu passaporte.


8º passo:
Escolher o idioma  da prova teórica e baixa um app pra estudar (Eu indico o Führerschein). A auto escola me vendeu o acesso para um site chamado https://www.fragen-lern-netz.de/ que tem todas as perguntas necessarias que vc precisa aprender pra passar na prova. (1050 mais ou menos).
Como eu tinha baixado esse app e ele é todo em alemão, optei por fazer em alemão mesmo, até porque pesquisei como seria em português e encontrei frases como essas:

- O peão está parado na berma da estrada nacional;
- Indicadores de mudança ao sair de uma rotunda;
- O que fazer se você for encadeado;
- Com o que você deve contar atrás de uma lomba da estrada;
- Conferir o óleo dos travões;
- Encadeamento de caça grossa;
- Levar bagagem no tejadilho de seu automóvel ligeiro;
- Você leva consigo um atrelado carregado atrás de seu automóvel ligeiro;
- Estar atento ao autocarro escolar;
- Um carro eléctrico passa por você;
- Dentro de que troço você tem que o mais tardar poder parar;
- Velocidade de embate;
- Condutor de camião (sim, sem nh) e assim por diante. 

Como eu nao estava afim de aprender português de Portugal eu tentei decorar tudo em alemão mesmo pq uma hora ou outra vc lembra do vocabulário das questões e podem ser úteis um dia.

Nao esqueca de fazer e REFAZER os exercícios do aplicativo da auto escola. Isso me ajudou mto. No fim eu ja sabia quase decor as respostas das questões. 
Vale lembrar que as questões sao pontuadas diferentes umas das outras. 

9º passo:
Prova teórica. Na prova teórica caem 30 questões que são retiradas do material fornecido pela auto escola, destas vc pode cometer 10 pontos de erro.  Depois de ter estudado as questões e ao ter feito pela 3a, 4a vez vc ter se sentido seguro, não tem erro.  Eu fiz 6 pontos de erro. Errei uma de 4 pontos e outra pergunta sobre a buzina de 2 pontos. Se errar 2 questoes de 5 pontos (que sao as que mais valem), vc reprova.  
Vc tem 45 min pra fazer a prova. Nos testes vc n precisa mais que 15min. Mas na prova eu li e reli tanto as perguntas que levei 30min. De qlqr forma, é tempo suficiente! :) O resultado sai impresso na hora. O teste vale durante 1 ano apos ser feito, ou seja, vc tem 1 ano pra fazer a prova prática depois.

10º passo: 
Prova prática.
Para a prova prática, lembre de fazer sem óculos escuros e manter a calma. Sua sorte depende bastante do avaliador que está dentro do carro com voce. Caso vc estiver em uma área residencial (placa azul com crianças brincando), vc deve andar na Schrittgeschwindigkeit, ou seja, na 1a marcha ou ate 7km/h. Pode ser que ele peca pra vc entrar em uma rua na contramão, fique ligado. Pode ser que ele pergunte questões técnicas do carro, pra mim ele pediu a frequencia que se calibra o carro, e se o carro der uma pane o que eu teria que fazer (ligar o pisca alerta). Só isso. Minha professora revisou comigo um dia antes da prova todas as questões que ele podia pedir, tipo ligar as luzes e explicar cada uma, abrir o capo do carro e mostrar onde fica o oleo, como medir, onde enche agua do para brisas, onde é o liquido do freio, e a bateria. Tem vários videos na internet que explicam, o que me ajudou foi esse. 
O avaliador comecou pedindo pra eu entrar numas ruas que nunca tinha dirigido antes, dai pediu pra fazer baliza, dps o freio de emergencia, dps fomos na auto bahn, dai ele pediu pra eu ultrapassar se possivel, dps dirigimos na cidade e acabou. No fim ele disse "ohne Problemen. Glückwunsch!" E acabou a prova! Estava mega nervosa no comeco, mas respirei com calma e pensava que era como se fosse uma aula normal. Tentei esquecer do avaliador. E deu td certo! Mantenha a calma e a seguranca que vai dar certo pra vc tb!!

Ele me deu um papel carimbado, levei na Führerscheinstelle, peguei outro papel e paguei 15 euros pra receber a carteira em 2 dias. Dai em 2 dias ela fica pronta na Führerscheinstelle da cidade para eu busca-la. Se nao, levaria de 2 a 3 semanas e viria pelo correio.



                           
Dia 15.01.16 eu me matriculei na auto escola, dia 10.02 fiz a prova teorica e dia 22.03 a pratica. Deu tudo certo e nao me arrependo de ter feito tudo de uma vez nem de ter trocado de auto escola!

Se vc ja passou por esse processo e teve sua Führerschein Bestanden compartilhe conosco sua experiência. ;)

Beijos e viel Glück!!!!

Um comentário:

  1. Gostei muito do post! estou tomando coragem pra requerer a minha, tenho a habilitação brasileira, mas aqui fico com medo de dirigir, por não ter o domínio completo da língua. Obrigada.

    ResponderExcluir