3 de mar. de 2016

As diferenças de trabalho entre o Brasil e a Alemanha

Oi pessoal,
resolvi fazer esse post após ter acumulado algumas infos ao longo dos últimos meses de trabalho aqui na Alemanha que fui percebendo ser muito diferente comparado ao trabalho no Brasil... Friso que o post é baseado na minha opinião e vivência dos meus primeiros meses de trabalho aqui.

Vamos lá:
Dividi minhas primeiras impressões em varias categorias...


Começando pela busca de emprego: Contatos, inscrições para vagas, entrevistas,,,


Tudo começa no processo de candidatura, post específico aqui.
Desde na universidade as empresas estao mto presente na vida dos estudantes através das feiras "profissionais" onde em 2 dias várias empresas vao até as unis se apresentar e montam um Stand para tirar duvidas sobre as vagas, inscricoes, etc. Na UFSC, onde estudei não tinha isso, o que é uma pena, pois a maioria dos estudantes se forma e "atira pra tudo quanto é lado" sem saber qual empresa encaixa com seu perfil.

Horário flexivel


Aqui chama flex time, acho que nao é uma coisa comum no Brasil, mas aqui sim. Os funcionários entram e saem a hora que preferirem dentro de um horário limite, tp entre as 6 e 21h é necessário cumprir as 8hs.

Na empresa em que trabalho tb tem o chamado "horário confiável" em que não precisamos bater ponto. Cada um cumpre suas 40h honestamente sem precisar comprovar.


Socialização - não espere ser convidado!!



Esse ponto me chocou um pouco no começo, mas depois eu entrei no esquema e agora faço que nem eles.
Aqui vc comenta que vai sair com outro colega de trabalho na frente de outra pessoa que vc não vai convidar. Aqui tb é normal vc conversar sobre os detalhes do seu casamento/festa/aniversario sem convidar seus colegas de trabalho.
Aqui vc leva lanche pro trabalho e nao precisa oferecer para os colegas...

Enfim... Aqui é meio que cada um na sua. Tem coisas que ainda nao consegui me adaptar 100% mas uma hora vai... hehe


Vida particular é vida particular!


Não espere na pausa pro café, ou no caminho até a cantina, ou durante o almoço, conversar com seu colega sobre a vida particular dele. Nas primeiras semanas durante a pausa do almoço eu mais ouvia do que falava pra analisar que tipo de assunto o povo conversa... Gente é mto estranho, o povo fala sobre clima, politica, economia, futebol, sobre os carros passando na rua, sobre o clima de novo, sobre a qualidade do tempero da comida... Enfim, qualquer coisa menos "ontem sai com meu namorado" ou "meu filho está mal na escola"... Eu comentei isso com uma colega minha de trabalho que acho estranho não falar de vida particular no trabalho e ela disse que o ex-chefe dela não sabia que seu colega de 10 anos de trabalho tinha um filho! Oi?? Muito maluco ne? Enfim... Mas isso evita fofocas, que é outra coisa bem rara por aqui. Ou pode ser que eles não me conhecem/confiam o suficiente para fofocar comigo sobre os outros hehe
Mas pelo menos onde trabalho nao temos pausa pro cafézinho de 20min. Temos 45min pra almoço, e só. No máximo pegar café na cozinha e logo voltar para o escritório.



Pontualidade


Como já mundialmente sabido, os alemães são pontuais. Na realidade ser pontual é chegar 1 ou 2 minutos antes e se desculpar que vc chegou "mto cedo". Eu achava no começo que essa pontualidade era só para as reuniões na empresa. Mas não. Todos os dias vamos almoçar as 11:45, as vezes vamos as 11:44 tb. E é incrível como todos chegam quase todos os dias no mesmo horário. Se atrasam é culpa do onibus ou trem.
Aproveitando o tema, a pontualidade perpetua fora do trabalho. Em aniversarios, em encontro casual para tomar um café na cidade... Enfim, leve a pontualidade para tudo na sua vida!

Aproveito para engatar no próximo tópico:


Refeições

 

Se demorar, vai comer sozinho. Não pense que seus colegas vão te esperar ir ao banheiro para te acompanhar até a cantinha. O povo vai na frente mesmo e te deixa pra trás. E se vc for o último a chegar na mesa e não tiver mais lugar, vc come em outra mesa sozinho. Isso aconteceu cmg uma vez, e nas outras 2 em que fui a última, duas colegas sairam da mesa cheia pra almoçar comigo. (Sim, existem pessoas caridosas tb, hehe)


Vestimenta 


Isso varia da cultura de cada empresa. Onde trabalho por exemplo é raro ver os homens de gravata. A maioria vai de camisa e jeans. E a vestimenta das mulheres varia de acordo com a área. As de vendas ou RH vão mais chiques e maquiadas, com salto, blaser, camisa. Nós do desenvolvimento vamos de jeans, sapato social/bailarida e um pulover, ou blusa discreta.
Nada chamando atenção em nenhuma das áreas. Blusas sem manga e decote é algo bem raro ou inexistente onde trabalho. Até no verão o pessoal vai com aqueles shorts até o joelho, ou saia comprida.


Presentes


Na Alemanha, seu chefe é seu chefe, não seu amigo.
Quando fui ao Brasil queria trazer presentinhos pros meus colegas e chefe. Meu namorado me "proibiu" dizendo que aqui isso é quase que inaceitavel. Eu teimei, teimei, e acabei concordando. Conversei com outros amigos alemães e todos tinham a mesma opinião. Aqui se vc dá presente à um chefe, fica aquela impressão tipo "fulado deu presente pro chefe, tá puxando o saco pra ganhar uma promoção" ou enfim... O melhor pra evitar qualquer tipo desses comentários é ficar na sua e não querer puxar o saco de ngm como é mto comum no Brasil.

Acho que era isso! Se for lembrar de mais coisas ao longo do tempo vou acrescentando aqui.

Espero que tenham gostado!

Quero focar aqui que essa é a MINHA opinião sobre as diferenças do trabalho na Alemanha. Se onde vc trabalha é diferente/se discorda de algum ponto abordado, compartilhe conosco sua opinião :)

Viele Grüße,
Gabi

3 comentários:

  1. hehehe Trabalhei na Alemanha 1 ano.Seu post me lembrou como é diferente mesmo o trabalho por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Diego! Sim, a cada dia eu aprendo uma coisa nova aqui! hehe

      Excluir
  2. Oi gabi... Tudo bem? Faço engenharia de alimentos, e pretendo ir pra Alemanha.. Gostaria de saber se foi muito dificil encontrar emprego, o mercado ai esta/è bom para o eng de alimentos? Ou è preciso conhecer alguem que conhece alguem... Os chamados "peixe" no Brasil? Obrigada..

    ResponderExcluir