2 de nov. de 2013

Moscou - Rússia

Oi pessoal, hoje vou escrever sobre nossa segunda parada na Rússia, Moscou.
Chegamos 7hs da manhã depois de uma noite no trem mal dormida em uma cama pequena e desconfortável, e fomos em busca de nosso hostel "Apple". Contrário de São Petersburgo, não indico nem um pouco esse albergue. Foi uma mudança drástica, mas as fotos do site deles eram tão bonitas que ignorei os comentários ruins sobre ele no Tripadvisor. Acho que ele está na quinta posição no ranking dentre mais de 300 hosteis pela sua localização que realmente é ótima (10min a pé do Kremlin). Mas de positivo pra mim foi só esse ponto mesmo... O albergue era uma casa adaptada em um albergue, não tinha sinalização na rua para acharmos ele, sorte que achei um café um wifi pra ver o mapa, socaram vários beliches nos quartos, tinha apenas 2 banheiros e 3 duchas, a geladeira estava  suja, o cheiro do quarto era terrível e o ralo do chuveiro entupido. Enfim, procure outro albergue ;)


Vou dividir esse post assim como o de São Petersburgo no que fizemos em cada um dos 3 dias que ficamos lá.


Mapa de Moscou
Mapa do Metro em Moscou
Dia 1:
  • Gorky Park
  • Monumento de Pedro o grande
  • Catedral de Cristo Salvador
  • Galeria Tretyakov
  • TSUM
  • GUM
  • Bolshoi

Após tomar café da manhã no café pertinho do albergue, pegamos o metro até a linha marrom com laranja "Oktyabrskaya" para chegar no Parque Gorky, o maior da cidade. O dia estava bem feio e com chuva para ir num parque, mas como tinha lido que era um lugar mto bonito fomos mesmo assim.
A entrada principal encontra-se esse portão enorme. Nele tinham várias caixas de som acopladas com música tocando, muito legal. Pena que no resto do parque não tinha...
O parque pra mim foi meio decepcionante... Acho que mais pela chuva e frio que pelo lugar em si. Mas não achei nada demais lá, um parque normal, com um lago no meio... No verão que deve ser legal.


Entrada do Gorky park






Eu amo moscou (em russo) 
Saindo do parque pegamos a rua Krymskaya Emb. ao longo do rio e passamos por uma feirinha de quadros bem bonitinha, e depois nos deparamos com esse monumento de Pedro, o Grande.
A história sobre ele é a seguinte:

O Monumento a Pedro o Grande (Petry Velikomu), fica junto a uma ilhota formada pelo rio Moskva e o canal Vodootvodnyi, próximo ao centro. Com 55 metros de altura, o monumento representa Pedro no comando de uma caravela com velas enfurnadas. Em sua base é reproduzido artificialmente o movimento de ondas do mar. Pela originalidade, o monumento atrai imediatamente a atenção dos visitantes, mas nem por isso é uma unanimidade entre os moscovitas, que o acusam de ser feio e homenagear um vulto histórico muito mais ligado a São Petersburgo que a Moscou. 

Entre os séculos XVII e XVIII, Pedro o Grande deu impulso à modernização da cidade, com a construção de edifícios e a implantação do sistema sanitário. Fundou São Petersburgo, a capital do império, em 1712, mais próxima das rotas de comércio ocidental. Entretanto, Moscou continuava a representar o "coração" da Rússia. Em 1812, forças comandadas por Napoleão invadiram o país e, após a sangrenta Batalha de Borodino, ocuparam Moscou. A população só concordou em deixar a cidade após queimá-la, destruindo-a quase por completo. Com a retirada de Napoleão, iniciaram-se os trabalhos de reconstrução de Moscou (1813).

O monumento acabou ficando em Moscou e vale a pena ser visitado.

Monumento de Pedro, o Grande


Pertinho dali, fomos caminhando até a catedral de Cristo Salvador, que é lindíssima! É uma igreja ortodoxa, onde as principais cerimonias dessa religião são celebradas nela.
A catedral Cristo Salvador é considerada um ícone do renascimento cristão ortodoxo na Rússia. Ela é um marco na cidade, não apenas por sua grande beleza, mas também por sua história que tem início no século XIX quando, após a vitória do exército russo sobre as forças napoleônicas, o então imperador russo Alexandre I decidiu construir uma catedral em honra de seus soldados mortos.



 Quase do outro lado do rio, encontra-se a Galeria Tretyakov, que possui a maior coleção de arte russa do mundo. Seu acervo é voltado exclusivamente para a arte russa ou para artistas que tenham tido algum contato estreito com ela, e é um dos mais importantes do mundo em seu gênero. Atualmente a Galeria Tretyakov possui mais de 130 mil itens que vão desde o século XI até a contemporaneidade.
Como já estávamos cansados de ver obras de artistas que nem conheciamos, acabamos não entrando. Em vez disso fomos na rua Arbat almoçar. Essa rua é bem famosa pois foi uma das primeiras ruas de Moscou. Ela tem quase 1km de comprimento, e possui vários restaurantes, como os famosos Kruzhka, Mumu´s, um Hard Rock Cafe, lojas de souvenirs, artistas de rua. Nela há prédios históricos desde o século XV. A gente almoçou Strogonoff, que é um prato russo, para saber se realmente era melhor que o nosso strogonoff brasileiro. 
Resultado: era ótimo, mas a porção era muito pequena pra matar nossa fome...


Arbatskaya (Arbatstreet)


Nosso Strogonoff russo :)

Nesse restaurante

A noite demos uma passeada nos shoppings TSUM e GUM com lojas das marcas Prada, Louis Vuitton, Channel, Rolex, Hèrmes, Céline, etc...
O TSUM fica atrás do teatro Bolshoi, na esquina das ruas Kuznetsky Most com a Neglinnaya. Ele tem uns 5 andares só com essas lojas caras, achei parecido como qualquer outro shopping... Mas o GUM chamou muito a nossa atenção! Tanto que voltamos umas 4 ou 5 vezes lá, fosse pra tomar um café, um sorvete, ou pra se esquentar do frio que estava na rua...
O GUM fica dentro da praça vermelha, e a noite é todo iluminado. Lindo por dentro e por fora!

                                  TSUM
GUM
Dentro do GUM


Infelizmente os preços para assistir uma peça no teatro Bolshoi estavam inacessíveis...  Mas não deixe que checar o site antes, quem sabe comprando com antecedência pela internet fique mais barato :)
Só por fora o teatro já é lindo! 

Bolshoi


A noite jantamos no TEPEMOK panquecas e sopa.

TEPEMOK-restaurante de panquecas

Dia 2:
  • Tumba do Lênin
  • Free tour
  • Troca de guardas do Kremlin
  • Catedral de São Basílio
  • Universidade de Moscou

Em nosso segundo dia, acordamos cedinho para visitar a Tumba do Lenin logo que abrisse (às 10hs) pois às 10:45 tinhamos um FreeTour.
Bom, pra mim era um boneco de cera tipo aqueles do "Madame Tussaud", mas dizem que é ele de verdade... O "passeio" não dura mais que 10min. Primeiro, você tem que deixar celular, e máquina de foto num guarda volumes (40rublos pra deixar minha camera com capinha...). Daí você entra na fila, espera, espera, e quando entra, vê o túmulo dele, tipo dentro de uma caixa de vidro. Lenin é super pequeno, não tem mais que 1,60m, e está lá deitado... Não se pode parar pra ficar olhando muito, os guardinhas já te mandam seguir andando... E fim! Como não é permitido tirar fotos lá de dentro, encontrei umas do google que mostra como é.


Tumba onde Lenin está enterrado
Fonte: google

Fonte: google
Nada de outro mundo né? Mas uma vez na praça vermelha, não custa visitar já que é de graça. Só tente chegar cedo pois normalmente a fila é quilométrica...

Bom, depois fizemos nosso FreeTour que durou 2:30hs passando pelos seguintes pontos:
Eu recomendo já que é uma forma de conhecer mais a cidade de uma forma barata (você pode dar gorjeta no final do tour). Pena que nosso guia falava um inglês meio "não-entendível" o que prejudicou um pouco a compreensão, mas o passeio em si valeu a pena.
Essa mesma empresa organiza outros Tours, como "Tour do comunismo", "Kremlin Tour", então cheque o site pra se planejar com o que quiser ver :)

No final do city tour assistimos a troca de guarda que acontece nos jardins da frente do Kremlin que acontece a cada hora cheia.




Depois do tour aproveitamos para entrar na catedral de São Basílio, a atração mais esperada de TODA a viagem!!
A entrada custa 100 rublos pra estudante.
O dia estava bem melhor que ontem pra tirar fotos :))




St. Basil´s Cathedral

Depois pegamos metro até estação vermelha "Universitet", para conhecer a Universidade de Moscou. Ela fica meio fora da cidade, mas eu recomendo 100% a visita. Teria me arrependido se não tivessemos ido até lá. Pois todos os elogios que já tinha lido e ouvido sobre ela se concretizaram...



Termômetro na torre direita da Uni

Ela é gigante, imponente, e fantástica. Pena que o guarda não nos deixou entrar...


Universidade de Moscou

 Voltamos para o centro e já era tarde, acabamos indo para o GUM passear novamente... :) Andar por lá nunca era demais... hehe
Cansados, acabamos jantando num restaurante japones na frente do albergue...


Dia 3:
  • Entrar no Kremlin e em suas igrejas
  • Praça vermelha
  • Mercado de souvenirs "Izmailovo"
  • Passear pelos metros de Moscou

Hoje tiramos o dia para conhecer o Kremlin, que inclui em seu complexo nada menos que 5 palácios, 4 catedrais e ao redor um muro enorme e suas torres. O complexo serve de residência para o presidente da Federação Russa. O nome Kremlin significa Fortaleza, e seria a "Casa Branca' dos Estados Unidos para a Rússia.

Dentro há guardas pra todo lado, o que dá literalmente uma sensação de você estar sendo observado a cada passo que dá. Se pisa em um lugar proibido leva um apito, se atravessa fora da faixa, leva outro apito... E assim vai... 

Bom, mas uma vez no Kremlin, deve-se aproveitar, a entrada custou 300 rublos para ver as catedrais e a exposição de joias e roupas de czares russos. Vale a pena!




Dentro do Kremlin








Em nenhuma catedral era permitido tirar uma foto dentro...

Depois de passar a manha toda ali demos uma volta na praça vermelha...







Após, seguimos para o mercado de souvenirs que a recepcionista do albergue nos indicou.
Fica na estação azul escura chamada "Partizanskaya". Quando você sair da estação vai se deparar com o cenário:





Ai você segue andando, e vai até o final, lá é o mercado! hehe


Não tirei fotos lá dentro porque não tinha quase turistas e os vendedores ficaram mto nos encarando... Daí não arrisquei... Só não resisti de tirar dessa loja só de Matrioshkas... :)


E por último em nossa viagem, fomos conhecer as tais estações famosas de metro!
Sinceramente, achei algumas de São Petersburgo muito mais bonitas que as que vimos em Moscou... Mas vamos lá... O top 10 segundo meu guia de viagem era:
1.Komsomolskaya
2.Novoslobodskaya
3.Kiyevskaya
4.Prospekt Mira
5.Matakovskaya
6.Ploscad Revoljucii
7.Kropotkinskaya
8.Teatralnaja
9.Taganskaya
10.Novokunzneckaya

Nesse site também tem umas fotos legais!











Dia 4:
  • Pegar metro até estação onde pegamos um ônibus para o Aeroporto. Nosso voo saiu 12:10hs.
Nosso voo de volta era com a compania Aeroflot, e saía do aeroporto Sheremetyevo. 
Há trens da marca "Aeroexpress" saindo da estação de metro "Belorusskaya" pelo preço de 320 rublos até o aeroporto. Você chegará no Terminal E. Se seu voo sair de outro terminal, calcule mais 10/20minutos. 

Era isso, espero que tenham gostado, e boa viagem!

3 comentários:

  1. Adorei o post! Sonho muito em ir pra Rússia!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal que voce gostou Tiziana! =) Vale muito a pena!

      Excluir
  2. Linda viagem! Agora, achar que o corpo embalsamado do maior de todos os estadistas do século XX, o inigualável Lênin, era um boneco da Madame Tussaud, é falta de conhecimento histórico!!!!! Tirando esse deslize, foi muito legal acompanhar os registros da sua viagem. Parabéns! Se eu pudesse escolher apenas uma viagem para fazer pelo mundo, escolheria ir a Moscou.

    ResponderExcluir