Hoje o post é sobre São Petersburgo, nossa primeira parada na Rússia :)
Uma introduçãozinha histórica:
São Petersburgo é uma cidade federal da Rússia localizada às margens do rio Neva, na entrada do golfo da Finlândia, no mar Báltico. A cidade designou-se Leningrado de 1924 até 1991, e Petrogrado entre 1914 e 1924.
Fundada pelo czar Pedro, o grande, em 1703, serviu de capital do Imperio Russo por mais de duzentos anos, entre 1713 e 1728 e novamente entre 1732 e 1918. São Petersburgo deixou de ser a capital em 1918, após a Rev. russa de 1917. É a segunda maior cidade da Rússia e, em território, a quarta maior da Europa, atrás de Moscou, Londres e Paris. A cidade possui 5 milhões de habitantes e mais de 6,2 milhões de pessoas vivem nas cercanias. São Petersburgo é um dos maiores centros culturais da Europa e um importante porto russo no Báltico. (Fonte Wikipedia)
Vou dividir o post com oque fizemos em cada um dos 3 dias que ficamos lá, assim dá pra ter uma noção do tempo que você precisa reservar para cada ponto turístico.
Bom, chegamos da viagem de ônibus vindos de Tallin no dia 13/10 às 7hs da manhã na frente da estação de metro, e de lá pedimos ajuda em inglês, o que não funcionou, então tentamos mudar para nosso precário russo aprendido pelo aplicativo "Busuu" e por um guia de conversação Inglês-Russo que comprei por 6,50 euros.
Fonte: Google |
Ajudou bastante, tentei aprender os números, pois sabia "Quanto custa / Skol-ka" em russo pra tentar me passar por russa para não sofrer a "inflação-para-gringos" como tinha ouvido que os russos fazem (assim como na China). Então fica a dica :) Por exemplo, o preço de etiqueta de uma matrioshka que comprei era 1500 rublos, pechinchei e paguei 750. E deu certo em quase todas as minhas compras! hehe :)
Nosso albergue era o "Soul Kitchen Junior Hostel". Recomendo muito mesmo! Primeiro lugar dos 429 albergues de St. Petersburg no Tripadvidor. Tive muita sorte de achar vaga, pois reservei 1 semana antes de viajar porque não conseguimos um Couchsurfing...
O albergue é SUPER bem localizado. Fica colado na Nevsky Propsky (a maior avenida de compras de St. Petersburgo) e na Catedral de São Isaac. Tirei algumas fotos do albergue:
Mas tem várias outras no site do tripadvisor e no próprio site do hostel.
Cozinha |
Banheiro |
Área de descanso |
Mapa mundi com pins de todos que ficaram no albergue |
Vista da varanda da sala do hostel |
Então, se você for a St. Petersburgo, fique nesse hostel! :) A diária por pessoa custou 40 euros. Toalhas e roupa de cama são inclusas no preço, café da manhã não está incluso, mas o hostel oferece sucrilhos, café e leite.
Dia 1:
- Teatro Mariinky - ballet
- Catedral de St. Nicholas
- Palácio de Inverno
Bom, nosso primeiro dia começou com Teatro Mariinsky, onde compramos ingresso pro 13 euros para Balé das 20hs e depois fomos na Catedral de St. Nicholas que era pertinho. Vale a pena a visita e a caminhada até lá! A entrada é gratuida.
Catedral de Säo Nicolas |
Teatro Mariinki |
Fomos no ballet achando que era Lago do Cisnes, mais uma vez, com a dificuldade da língua, não nos entenderam e venderam um ingresso para uma outra peça... Foi interessante claro, tinha orquestra e o ambiente era muito bonito, mas nos decepcionou porque fomos esperando outra coisa...
Depois passamos na Catedral de São Isaac, essa sim é lindíssima!! É difícil ter entrado em alguma igreja/catedral feia nessa viagem à Rússia... Pena que na maioria delas não era permitido tirar fotos no interior. O ingresso para a catedral custa 250 rublos, e para subir mais 150 rublos. Tem máquinas na frente da catedral onde você insere o dinheiro e recebe o ingresso. Verifique também se não tem desconto para estudante, mas já adianto que várias "atrações" não tem. Algumas tem desconto para cidadãos russos, outras dão desconto apenas para quem tem a carteirinha ISIC.
Catedral de São Isaac |
Visto do alto da catedral de São Isaac |
Depois fomos no Palácio de Inverno, que fica na praça Dvortsovaya. Era necessário pagar 200 rublos além da entrada de 400 rublos para poder tirar fotos (isso era bem comum de acontecer nos museus lá). É muito bonito dentro, mas por termos ficado 2hs esperando na fila para entrar com frio e com fome meio que já estavamos cansados na hora de entrar... Mas eram 3 andares de obras, exposições e salas enormes cheias de ouro, espelhos e quadros lindos.
Palácio de Inverno e a Praça Imperial |
A fila pra entrar no palácio |
Dia 2:
- Fortaleza de Pedro e Paulo e catedral de Paulo
- Catedral do do Sangue derramado
- Nevsky Propsky
- Catedral Cazã
- Estações de metro
Começamos o segundo dia no forte de Pedro e Paulo, que fica do lado norte ao rio Neva. A entrada custou 100 rublos.
Concluída em 1740, é a própria origem e núcleo inicial da cidade, e seu nome deriva dos santos padroeiros de São Petersburgo. Situada na pequena ilha de Zaichy Ostrov, esta cidadela abriga uma catedral, um museu, uma antiga prisão, um cais e outros prédios administrativos. Parte do conjunto está aberta à visitação pública e o ponto de destaque é a Catedral (amarela e com uma torre dourada), erigida em 1723. Sua torre já foi o prédio mais alto da cidade, e seu interior abriga as sepulturas de todos os czares russos e seus familiares, desde a época de ‘Ivan o Terrível’ até Nicolau II, executado em 1918. Também a sepultura de ‘Pedro o Grande’ está na catedral da fortaleza.
Em 1997, os restos mortais do último czar, Nicolau II e sua família, mortos pelos bolcheviques após a revolução russa, foram transladados da Sibéria, onde estavam desde sua execução, de volta para São Petersburgo, e também estão agora sepultados na fortaleza de Pedro e Paulo. Do cais da fortaleza tem-se uma vista única da cidade, e é interessante observar também nas paredes da fortaleza as marcas indicando o nível a que chegaram as águas por ocasião das enchentes ocorridas em São Petersburgo. Por estar situada quase ao mesmo nível do mar, a cidade historicamente já sofreu diversas enchentes devastadoras.
Além disso, como fica numa ilha, há uma prainha que no verão pode ser aproveitada pelos moradores e turistas. Informações do blog viagemrussia.
Para chegar, pode-se atravessar a ponte da rua Kamennoostrovskiy Prospekt a pé ou pegar um ônibus circular (número 7).
Vista do forte |
Catedral de Paulo-dentro do forte |
Dentro da catedral |
Depois fomos na tão esperada Catedral do Sangue Derramado! Linda, perfeita, faltam adjetivos pra descrever algo tão maravilhoso! Com certeza foi o "highlight" de toda a cidade.
Dentro é possível se deparar com 70 mil metros quadrados de mosaico. E podíamos tirar fotos dentro dela!!
Catedral do Sangue Derramado |
Não só as estações de metro de Moscou são bonitas. Pra falar a verdade achei essa estação Avtovo da linha vermelha com a marrom mais bonita que todas as de Moscou. Lindíssima, decorada com colunas em desenhos em cristal e candelabros enormes. Aqui, tem mais fotos dos metros de St. Petersburgo.
Estação de metro Avtovo (vermelha/marrom). |
Catedral de Nossa Senhora de Cazã |
Loja de doces na Nevky Propsky |
Loja de doces, linda por dentro e por fora! |
Dia 3:
- Castelo Peterhof - fica a 25km da cidade às margens do Golfo da Finlândia.
- Catedral na frente do castelo Peterhof
- Viagem para Moscou de trem
Entrada do castelo Petehof: 250 rublos, mais entrada para seus jardins: 300 rublos.
Seus jardins são lindos e as fontes mais ainda! No inverno as fontes são desligadas, então é bom se informar antes.
O tempo estava terrível, cinza, chovendo, mas fomos mesmo assim e valeu a pena a visita.
Como chegar no Peterhof |
Atravessando a rua da entrada principal do Castelo Peterhof, você vai encontrar essa outra catedral que vale muito ser visitada também:
A noite, fomos para a estação de trem e às 23hs partimos para Moscou para uma viagem de 7 horas.
Tinhamos comprado as passagens antes, (mais informações no post "Viajando com low budget para Rússia") então foi tranquilo. Nossas cabines eram 3a classe com 6 camas por cabine.
Fim da viagem em São Petersburgo, conseguimos conhecer o principal, no final de semana nos sentimos como se ainda a União Soviétia ainda existisse, só tinha idosos na rua com roupas estranhas, olhando estranho para a gente falando português nos restaurantes... Mas foi só chegar segunda feira que vimos o que é a loucura de São Petersburgo, um transito enorme, metro lotado, jovens bonitos e bem arrumados na Nevsky Propsky... Deu vontade de ficar mais!
-------------------------------------------------------------------------
Onde comer em São Petersburgo?
Clique na foto abaixo para dar zoom:
Nosso albergue sugeriu algumas dicas de lugares legais pra comer.
Conhecemos 3 deles, mas aqui segue a o mapa com os restaurantes indicados:
Clique na foto abaixo para dar zoom:
Vou reescrever os nomes dos restaurantes do mapa e suas informações:
1- Subway: dispenso! Ir pra Rússia e comer Subway não dá... hehe
2- Schastye:Malaya Morskaya, 24, cozinha francesa, bom para cafe da manha, média 1200 rublos
3- Candies Cafe: Gorokhovaya, 11, design aconchegante, bom para sobremesas, média 400 rublos
4- Teplo restaurant: Bolshaya morskaya, 45, média 1050 rublos
5-Clean plates society: Gorokhovaya 13, média 650 rublos
6-Soviet Cafe: nesse eu fui, era pequeno, mas familiar e gostosa comida russa, como Bosrch, Pelmeni e cervejas russas. Nevsky prospky 20, média 600 rublos.
7-Market place: fomos também, design moderno, self-service, tem um balcão com várias porções de comida russa, asiática, etc, com salada, carnes, massas, você pega e paga pelo que escolheu. No segundo andar tem um café com sobremesas maravilhosas. Indico! Nevsky propsky, 24, média 400 rublos.
8-Testo restaurant: Grivtsova lane 5, cozinha italiana, média 700 rublos.
9-Zoom Cafe: indicado pelo hostel! Gorokhovaya, 22, restaurante muito popular, necessário esperar para conseguir mesa. Média 700 rublos.
10- Samadeva cafe: Kazanskaya 10, café vegetariano, média 260 rublos.
11- Carls Jr.: aberto 24hs, fast food tipo Mc Donalds, mas melhor. Média 500 rublos.
Conhecemos outro restaurante que não está na lista mas vale a pena conhecer, é uma rede que tem em vários lugares de St. Petersburgo e Moscou, se chama TEPEMOK (lê-se TEREMOK). É tipo um Mc Donalds, só que de panquecas russas preparadas na hora em diversos sabores. Tem também borsch e uma sopa de cogumela muito gostosa! Ganhei até uma borboleta na minha panqueca ;)
1- Subway: dispenso! Ir pra Rússia e comer Subway não dá... hehe
2- Schastye:Malaya Morskaya, 24, cozinha francesa, bom para cafe da manha, média 1200 rublos
3- Candies Cafe: Gorokhovaya, 11, design aconchegante, bom para sobremesas, média 400 rublos
4- Teplo restaurant: Bolshaya morskaya, 45, média 1050 rublos
5-Clean plates society: Gorokhovaya 13, média 650 rublos
6-Soviet Cafe: nesse eu fui, era pequeno, mas familiar e gostosa comida russa, como Bosrch, Pelmeni e cervejas russas. Nevsky prospky 20, média 600 rublos.
Soviet cafe |
Soviet Cafe |
Borsch - um dos pratos mais típicos na Rússia. É uma sopa de beterraba e um creme tipo quark bem gostosa. |
9-Zoom Cafe: indicado pelo hostel! Gorokhovaya, 22, restaurante muito popular, necessário esperar para conseguir mesa. Média 700 rublos.
10- Samadeva cafe: Kazanskaya 10, café vegetariano, média 260 rublos.
11- Carls Jr.: aberto 24hs, fast food tipo Mc Donalds, mas melhor. Média 500 rublos.
Conhecemos outro restaurante que não está na lista mas vale a pena conhecer, é uma rede que tem em vários lugares de St. Petersburgo e Moscou, se chama TEPEMOK (lê-se TEREMOK). É tipo um Mc Donalds, só que de panquecas russas preparadas na hora em diversos sabores. Tem também borsch e uma sopa de cogumela muito gostosa! Ganhei até uma borboleta na minha panqueca ;)
Panqueca russa no restaurante Tepemok |
Supermercados:
1-DIKS: 9 às 23hs.
2-EDA: 24hs
3-PEREKRESTOK: 24hs
Todos perto do albergue.
Era isso, espero que tenham gostado! Se tiverem dúvidas postem abaixo nos comentários :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário