19 de mai. de 2016

Trabalho na Alemanha - FAQ

Oi pessoal,
a pedido de alguns leitores farei esse post contato sobre minha experiência para conseguir emprego aqui na Alemanha. 


Fonte Schutterstock

Juntei algumas perguntas de vocês e fazei o post baseado nelas:

Você poderia falar sobre a sua experiência de procura de emprego? 
Desde a faculdade no Brasil ficava de olho nas vagas aqui, o que as empresas buscavam, o que deveria ser meu diferencial pra ser contratada. 
No começo, eu me candidatei pra tudo quanto era vaga. E pra tudo quanto era área. Desde trainee para analisar produção de frigorífico, engenheira de projetos, devenvolvedora, supervisora de qualidade, estagiária, enfim... Me candidatei para todas as vagas possíveis e imagináveis. Recebia uma resposta negativa atrás da outra.. Até perceber que tinha que mudar minha carta de motivação.. Eu mandava a mesma para todas as empresas pensando "ngm nunca vai ler isso aqui mesmo"... Até que eu mudei a tática e comecei a escrever "cartas de motivação exclusivas" para cada empresa, focando na descrição da vaga, tentar lincar com alguma experiência minha que batia com a vaga e com a empresa, enfim, passava horas e horas tentando demonstrar que eu realmente queria aquela vaga. Até que começou a dar certo! As empresas realmente leram minha carta de motivação e começaram a me chamar pras entrevistas!! Então não desconsidere a carta, ela será a primeira coisa que o recrutador e seu futuro chefe lerão sobre vc ;)

Você acredita ser possível encontrar algo nesses 6 meses na Alemanha? 
Com certeza! Depende muito da sua área, do seu alemão, da sua flexibilidade, de sorte e capacidade de se vender. E pensamento positivo!! Portas se fecham para que outras possam se abrir! Não desanime, levante a cabeça e tente de novo! 


Como é o mercado de trabalho para engenharia de alimentos na Alemanha?
O mercado pra qualquer engenheiro na Alemanha é muito bom. Pra algumas áreas mais, pra outras menos. 
Engenheiros de produção, mecânicos, eletricistas, de automação são os mais cobiçados. Mas independente da área vc consegue emprego sim. Tem que ser flexível. Nao adianta tentar só pra Ferrero ou Unilever. Essas empresas maiores são mais difíceis. Empresas menores tem muitas vantagens tb! O importante é adquirir experiência e deixar sua marca independente de quantos funcionários tem a empresa que vc trabalhar!


área de pesquisa é ativa? Digo, existem empregos acessíveis nessa área?
Com a graduação Brasileira é possível tentar se candidatar direto pro doutorado, ainda mais se vc sempre fez pesquisa no Brasil e se suas notas fores boas. 
A Alemanha investe MUITO em pesquisa. Tem diversas bolsas de estudos no site do DAAD pra brasileiros em diversos programas.
Aqui tb é mto comum fazer a tese em empresas. O namorado da minha amiga faz a tese de mecânica na Porsche, conheço outros que fazem na Bosch, enfim. Varia mto de ter vaga sobrando na hora da candidatura por ex. e da vaga se encaixar com seu perfil.


Quais as dicas vc daria para engenheiro de alimentos que esta se formando agora e tem intenções de ir?
Antes de largar tudo no Brasil eu aconselho vir pra Alemanha primeiro, NO INVERNO, e passar umas semanas aqui. Comer batata e porco, (abrir mao de feijoada, dos churras do domingo, de requeijão, de falar portugues, do jeitinho brasileiro), sair e voltar pra casa no escuro, sair a -5graus de bicicleta e o principal, se vc acha que vai com a cara do povo daqui, 50% do caminho andado!
Se vc ainda não escolheu o tema do seu trabalho de conclusão de curso, tente escolher algo que possa ser utilizado dps na Alemanha. Não pegue qlqr tema só pra acabar a facul logo que é furada. Melhor escolher um tema aplicável na indústriaque isso vai contar pontos a seu favor no futuro,
Depois disso, eu aconselho ser flexível e ser positivo. Se não deu certo é pq ainda não é a hora. Afinal, quem acredita sempre alcança, né?


O que faria diferença em uma disputa de vagas na área? (pós graduação, mestrado, certificações PMI)
Difícil responder essa... As vezes um detalhe pode fazer a diferença. 
Aqui uma lista do que acho que pode fazer a diferença (minha opinião)
- a pessoa que te entrevistar gostar do Brasil
- vc conhecer algm na empresa
-indicação
-falar bem o alemão sendo estrangeiro
-falar inglês fluentemente
-outros idiomas tb são um plus
-demonstrar que vc é bom naquilo que faz
-saber usar SAP
-ter experiência relacionada à vaga que vc está se candidatando
-tentar deixar sua marca naqueles 60 minutos de entrevista
-ser comunicativo, as vezes é necessário fazer apresentações durante a entrevista sobre algum tema (eu tive que apresentar uma vez o tema do meu TCC e na outra sobre minhas experiencias de trabalho voluntário) 
-manter a calma e sorrir :)


Alem do idioma, o que vc acha que não seria perda de tempo investir aqui antes de ir?
-cursos de informática (excel avançado, SAP)
-cursos de especialização na sua área. (BPF, HACCP, Seis sigma...) ou outros gerais de qualidade, gestão de pessoas e projetos.
-oratória caso vc tenha dificuldade de falar em publico.
-como montar um currículo
-como fazer uma carta de motivação
-treinamentos para entrevistas de emprego em inglês
-finanças pessoais :)


Com relação a profissão de engenharia química, vc acha que essa area seria mais facil de conseguir emprego do que a engenharia de alimentos? enfim.. qual seria menos dificil encontrar emprego por ai?
Respondi acima. As engenharias aplicáveis à empresas automobilística e de energia são as mais cobiçadas eu diria. Mas ao mesmo tempo são as engenharias em quem mais alemães se formam. Então vc tem que ter um diferencial ainda maior que os alemães pra conseguir a mesma vaga que eles estão concorrendo.
Eu pensei em fazer eng. qmc no Brasil tb dps de ter me formado em alimentos. Mas não me arrependo de não ter feito. Não teria conseguido o meu emprego atual se fosse engenheira química. Mas provavelmente teria mais chance de ter passado na L´oreal ou BASF se fosse eng. qmc. Então depende de onde vc se vê trabalhando no futuro, vale a pena ou não.


Existe aquele "Quem Indica" na Alemanha tb?
SIM! Eu senti mto aquele cliche de "estar no lugar certo na hora certa". Indicações na Alemanha são muito valiosas, ainda mais se quem te indicou tem contato com algum diretor da empresa.
é possível trocar contatos em eventos sociais, em feiras de carreira, escrevendo pra professores, sendo voluntário em alguma ONG, enfim, tem que dar a cara a tapa mesmo.


Espero que tenham gostado! Se tiverem mais dúvidas, postem nos comentários que adiciono aqui no post :)

Liebe Grüße,
Gabi

Um comentário: